quarta-feira, 2 de outubro de 2013

“História Maluca”- construção de texto surpreendente e divertida!! 2º Ano–séries inciais

/

clip_image001[1]

Esta atividade de produção de textos é realizada pela professora Dirce em uma turma de 2º ano na escola em que trabalho. Sensacional!!(Escola Classe 02 do Araponga – Brasília-DF)

         A professora Dirce da turminha de 2º Ano está sempre procurando dinamizar suas aulas diversificando as atividades pedagógicas, tornando-as atrativas e interessantes, e com isso sua turma tem produzido textos com muita riqueza, criatividade e desenvolvendo o raciocínio lógico matemática através do lúdico. E o mais importante é que as crianças adoram tudo que ela leva  pra sala.

     Folhclip_image002eando um livro que encontrou na instante da sala dos professores descobriu a “História Maluca” e não pensou duas vezes. Visualizou uma aula com essa sugestão de produção e texto e percebeu que seria mais um sucesso com as crianças. O  livro “Construindo a Escrita – Letramento e Alfabetização Linguística  - Carmen Silvia Carvalho – Ed. Ática – logo pelo titulo chamou sua atenção”.

“… quando vi a palavra letramento logo me interessei, pois me preocupo muito com o letramento de minha turma, considero muito importante, pois  a alfabetização  pode se transformar em conhecimento e cultura.” – explica a professora Dirce.

Como funciona a “História Maluca”? Vamos falar dos objetivos:

  • Propiciar situação de leitura;
  • Melhorar a criatividade;
  • Compreender  a importância de utilizar nas produções de textos: artigos, adjetivos, verbos;
  • Enriquecer o vocabulário;
  • Aprimorar ou desenvolver a atenção;
  • Aprender brincando;

História Macuca – passo a passo

Material:

clip_image0031 dado

clip_image004Cartaz para completar o texto;

clip_image005Fichas com letras de A I – (para nomear os grupos de alunos);

Estratégia:

Cada aluno de cada grupo (de A I) joga o dado e completa a lacuna do texto com a palavra correspondente ao número sorteado e o jogo prossegue até que todas as colunas sejam preenchidas;

Terminado o texto: fazer a leitura, criar com os alunos um título para a história e registrar no caderno.

Um exemplo: (seis o números máximos do dado)

Grupo A                                                 Grupo B                                                   Grupo C

  1. Uma bruxa                                      sonhador (a)                                    fazer  trancinhas
  2. Uma princesa                               malvado (a)                                    tomar banho de lua
  3. Um dragão                                   envergonhado                                  socar vilões 
  4. Uma sereia                                atrapalhado (a)                               assustar criancinhas
  5. um porquinho                                muito forte                                      fumar charutos
  6. um super- herói                              fedorento                                         se afundar na lama

Grupo D                                           Grupo E                                                       Grupo F

  1. do armário                                ovelhas                                                       soltando pum
  2. da floresta                                 galinhas                                                    mergulhando
  3. do mar                                       golfinhos                                                    chutando bola
  4. do banheiro                               fadas madrinhas                                             voando
  5. do chiqueiro                             criancinhas                                                      botando ovos

Grupo G                                                Grupo H                                             Grupo I

  1. atacar                                             fugiram apavorados(as)                      viveram
  2. pentear todos                               deram boas gargalhadas                     fugiram
  3. cantar parabéns                          desmaiaram                                            ficaram
  4. contar piadas                               começaram a chorar                              morreram
  5. arrotar                                           foram deitar                                             sonharam
  6. rebolar                                          deram cambalhotas                                cantaram

Vejam o resultado:clip_image006

          E os alunos curtiram muito essa aula, onde foram questionadas as absurdidades que saíram no texto final após muitas risadas divertidas!

Por: Júlia Virginia de Moura – Pedagoga

6 comentários:

  1. O professor da atualidade precisa estar buscando inovações para produzir uma aula dinâmica e atrativa para chamar atenção do aluno e despertar no mesmo o desejo de aprender, sendo assim amei as atividades aqui expostas.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns! Júlia Virginia de Moura, e muito obrigada por compartilhar suas ideias.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito da dica para nós professoras que temos que apaixonar nossos alunos pelo escrever,Imaginar...

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito da dica para nós professoras que temos que apaixonar nossos alunos pelo escrever,Imaginar...

    ResponderExcluir
  5. Nossa gostei demais vou asaptar pra minha turminha.

    ResponderExcluir

Não seja apenas um visitante que busca artigos interessantes, atividades que podem ser usadas em sua sala de aula. Deixe seu comentário.Uma sugestão. E o mais importante contribua com suas ideias, práticas e experiências de sucesso.Enriqueça este espaço, sem a sua participação, não haverá sucesso. E volte sempre.Obrigada