domingo, 19 de maio de 2013

Festa Junina- Feira de Artesanato–atividades de matemática-2º e 3º Anos

fffff

Sabendo que o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático é construído, assim como a escrita e a leitura, a partir de conhecimentos adquiridos no dia a dia, através de experiências vivenciadas informalmente, uma excelente sugestão de atividade provocada pelo professor pode  começar na sala de aula, na oficina de artes.
Motivando os alunos à participarem da “festa Junina” da escola que se aproxima, fazendo deste evento tradicional, nas escolas, uma experiência pedagógica rica, o professor, na aula de artes pode trabalhar com os alunos, peças artesanais de E.V.A. ou de produtos descartáveis, que são muito apreciadas por professores, alunos, familiares. Os ganhos financeiros com essa “feirinha” pode ser usada para um passeio, um lanche diferente num fest-food, uma tarde no circo, uma peça infantil no teatro… e a confecção e produção final, usada como dados para a turma “construir” situações-problemas,trabalhando com adição e subtração, sistema monetário, com o objetivo maior da construção dos enunciados, das  descobertas  das estratégias de resolução, e após o domínio do processo introduzir os algoritmos.
ffffff

Imagem: www.ienh.com.br


Estas experiências de aprendizagem da matemática  são fundamentadas na “Teoria das Situações Didáticas desenvolvida por Guy Brousseau baseada no princípio de que "cada conhecimento ou saber pode ser determinado por uma situação", entendida como uma ação entre duas ou mais pessoas. Para que ela seja solucionada, é preciso que os alunos adotem os procedimentos correspondentes.
O professor propondo  um problema e se este problema for usado dentro de uma situação real vai favorecer o  agir, refletir, falar e evoluir por iniciativa própria, criando assim condições para que tenham um papel ativo no processo de aprendizagem. Brousseau chama essa situação de adidática.” Veja mais sobre as teorias e sugestões para desenvolvê-las neste blog:  http://soatividadesparasaladeaula.blogspot.com.br/2012/10/matematica-situacoes-problemas-1-e-2.html            

As peças da feirinha podem ser encontradas em vários sites de" “artes na sala de aula” como: http://www.adoroartesanato.net/Passo-a-Passo/
Amarradinho (0/6)
Arranjos Florais (0/16)
Arranjos Florais (0/9)
Arte com Balões (0/8)
Arte com papel (0/18)
Arte com sementes (0/12)
Arte em Jornal (0/4)
Arte em Papel (0/13)
Artesanato Biscuit (0/47)
Artesanato com garrafa PET (0/10)
Artesanato com papel (0/11)
Artesanato com papel jornal (0/12)
Artesanato com retalhos de tecido (0/26)
Artesanato de Natal (0/17)
Artesanato dos Estados (0/1)
Artesanato E.V.A (0/22)
Artesanato em cabaças (0/3)
Artesanato em EVA (0/26)
Artesanato em feltro (0/17)
Artesanato em latas (0/7)
Artesanato em Madeira (0/33)
Artesanato em madeira (0/12)
Artesanato em meia de seda (0/12)
Bebê Reborn (0/2)
Bijuterias (0/43)
Bijuterias (0/11)
Bijuterias 2008 (0/15)
Bijuterias Colares e Gargantilhas (0/13)
Bijuterias Madre (0/9)
Bijuterias Santeira (0/15)
Biscuit (0/52)
Biscuit Básico (0/2)
Biscuit Potes (0/7)
e muitos outros similares.
co cofrinho de lata
ba Arte com balões
pre porta-retrato com palitos de picolé
OLYMPUS DIGITAL CAMERA         capas de cadernos ou agendas
Leve estas idéias prá suas aulas de matemática  interdisciplinadas com artes e língua portuguesa.
Por: Julia Virginia de Moura – Pedagoga
Fonte:
Pedagogia Hoje
http://soatividadesparasaladeaula.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não seja apenas um visitante que busca artigos interessantes, atividades que podem ser usadas em sua sala de aula. Deixe seu comentário.Uma sugestão. E o mais importante contribua com suas ideias, práticas e experiências de sucesso.Enriqueça este espaço, sem a sua participação, não haverá sucesso. E volte sempre.Obrigada