terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Circuito de Psicomotricidade–Tente e Invente, na própria sala de Aula

Circuito de Psicomotricidade

Um circuito de psicomotricidade com atividades psicomotoras dentro da própria sala de aula ou em atividades recreativas pode ser um elemento fundamental para minimizar dificuldades no desempenho escolar; quanto mais movimentos a criança for incentivada a fazer, mais favorecerá a prontidão para processo de alfabetização; o professor recebe em sua sala de aula alunos de diversas realidades socioeconômicas e familiares, crianças que tiveram pouca ou nenhuma estimulação psicomotora e não vai depender de muita “parafernália” que é divulgada. Tente, invente e veja os resultados. Abaixo as informações básicas

Esquema corporal - Baixa coordenação, caligrafia ruim, leitura não harmoniosa, gesto após palavra, não segue ritmo da leitura (frase, palavra), imitação/cópia.

Lateralidade - Ordem espacial, não distingue esquerda x direita, direção gráfica (è), ordem num quadro, letras / números em "espelho", discriminação visual.

Percepção espacial - Esquerda x direita: b/d; p/q; 21/12.

- Alto/baixo: b/p; n/u; ou/on.

- Dentro/fora: espaço para escrita e leitura.

- Progressão/grandeza; classificação/seriação.

- Orientação

- Cálculos: 1 3 8 - 6 5 - 1 3

Orientação espacial e Temporal - Antes x depois: ordenação de sílabas, palavras, números...

- Matemática: noção de fileira, coluna, formas, ordem (dezenas/unidades).

Ordenação Controle muscular (tônus) - Perturbações do grafismo (motora fina)

- Manipulação/preensão

Percepção: Auditiva - visual - tátil - cinestésica - Escrita (ditado)

- Leitura

- Escrita (ditado, cópia,).

Fonte: Fonseca (1996, p.142).

Veja atividades para um Circuito de Psicomotricidade ( trabalhe cada atividade de forma competitiva e com todas as variações possíveis: exemplo – equilíbrio: andar sobre uma linha ( fita crepe colada ao chão) pé direito diante do esquerdo e vice-versa; olhando para a fita, sem olhar para a fita, com um livro sobre a cabeça, uma  maçã... no final quem não deixar cair à maça vai comê-la).

Jogo Twister – divertido, competitivo, regras, limites, desafio, raciocínio lógico, atenção, concentração, tonicidade, esquema corporal e lateralidade:

jogam os pares quem errar saí.

DSC01894 DSC01891

Bola ao Cesto – improvise um cesto preso á janela: meninos contra meninas: coordenação visomotora(visomotora têm como finalidade o domínio de campo visual, associado à motricidade fina das mãos, dois elementos básicos para o grafismo, concentração, atenção, lateralidade, estruturação espacial, (em cima/ embaixo, dentro/fora, perto,longe, do lado…,

/

DSC02214 DSC02213

Equilíbrio -equilíbrio,  é a base essencial da coordenação dinâmica geral; destreza, o controle muscular e a leveza dos movimentos ;melhora o comando nervoso, a precisão motora; orientação espacial, domínio do esquema corporal, organização e situação de si mesmo no tempo e no espaço; e de objetos: corpo, espaço e tempo ; movimentação dos olhos da esquerda para a direita e vice versa; proporção de altura e largura ;

Aumentando o grau de dificuldade:

Bola na Bôca no Palhaço:

DSC02235 DSC02234

Equilibrio:  Com inúmeras variações: olhando para fita, sem olhar, e objetos diferentes sobre a cabeça, o resto da turma em silêncio, máximo de atenção e concentração de todos; articulação e da respiração; dominio do corpo aperfeiçoando o equilíbrio.

DSC02218 DSC02219

Viodeokê – com músicas infantis, cantigas de roda e movimentos do corpo. Desenvolvimento psicomotor através da música e ritmo ( canto e dança gestual):ajuda no raciocínio lógico-matemático, contribui para a compreensão da linguagem e para o desenvolvimento da comunicação, para a percepção de sons sutis e para o aprimoramento de outras habilidades.
-desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, do prazer de ouvir e cantar música, da imaginação, memória, concentração, atenção, autodisciplina, respeito ao próximo, regras, limites, esquema corporal, autoconhecimento, autoestima, interação social, reforço do desenvolvimento cognitivo / linguístico, psicomotor, e socioafetivo:acalmar e disciplinar aquela turma desatenta e desobediente.
       As atividades musicais agem sobre a mente favorecendo a reação motora e qualquer movimento adaptado a um ritmo é o resultado de um conjunto completo de atividades coordenadas. Linguagem oral e leitura.Ritmos, memória, sensorialiedade,motricidade, afetividade e autoestima

DSC02222 DSC02224

Bambolês –  montar  percurso em sequência ou na forma de labirinto. Crie passagens secretas, trechos com larguras e alturas limitadas; estruturação espacial, limites, equilíbrio, atenção, concentração,domínio do esquema corporal, lateralidade,coordenação motora,domínio das relações espaciais,orientação, para frente, para trás, à esquerda, à direita, e a inclusão de pontos de referência.

Variações:

  • colocar bambolês no chão e colocar o número máximo de alunos dentro de cada espaço do bambolê. Ao comando “Coelhinho sai da Toca” todos mudam de bambolê; no segundo comando retira um bambolê, a criança que ficar de fora, sai do jogo e assim sucessivamente até fica um só bambolê e o grupo ganhador.

  • Deixar que os alunos façam movimentos giratórios nos braços, pernas, mãos, pescoço e cintura com os bambolês.

  • Lançar a bola, de uma distância determinada, para que caia dentro do bambolê. Afaste o bambolê e peça para que lance a bola novamente; na frente da criança dois bambolês(um mais perto dela e outro mais longe) e, em suas mãos, dois saquinhos de areia. Explique que cada um deve ser lançado dentro de um bambolê. Diga para não jogar os dois ao mesmo tempo. Aqui, o aluno vai perceber que poderá executar ações com um lado e o outro do corpo.

  • Deitar os bambolês presos em duas cadeiras grandes: passar por baixo, por cima, pular…

DSC02230 DSC02227

Bonequinha Russa - Feitas em grupos de oito bonecas que se abrem, revelando outra série delas, representam a figura da família: a tradução literal de Matryoshka é “mãezinha”.Trata-se de uma bonequinha de madeira, normalmente de tília, que abre ao meio e tem dentro outra igual, mas de menor tamanho, que por sua vez contém outra, igualmente recheada com outras cada vez menores, numa sequência que varia de cinco a oito, geralmente, e que se repetem em escala decrescente de tamanho.

Estruturação espacial, coordenação motora (encaixe, desencaixe), percepção, noções de maior/menor, dentro/fora, grande/pequeno, conservação de quantidade, cálculo, resolução de situações problemas,desenvolvimento do pensamento criativo, concentração.

br DSC02242

DSC02240 DSC02238

Quebra-Cabeça(robôs desmontáveis) com encaixe : lateralidade, estruturação espacial, percepção, memória, coordenação motora, visomotora, desenvolvimento do pensamento lógico, atenção, concentração.

DSC02245 DSC02244

Coordenação motora fina: pinçagem – jogo de pega varetas, separar grãos misturados. Relações de quantidade, espaço, tamanho, ordem,conceitos pré-simbólicos de tamanho, número e forma; ideias de quantidade

DSC02247

Dominós – Damas e Xadrez - (os mais variados) para contagem ( matemática), animais, interpretação de figuras, percepção,discriminação , associação, raciocínio lógico; consciência sucessiva de elementos distintos.

DSC02250

DSC02251

Jogo da Memória _

desenvolvem estratégias de memorização;
relações entre imagens e posição no tabuleiro, orientação espacial, cálculo mental, desafio, raciocínio lógico, estratégias.

Esquema Corporal: A criança localiza coisas, seres e acontecimentos a partir do conhecimento que tem do seu corpo e de se situar no tempo e no espaço.

DSC02261 DSC02262

Brincadeiras como: carrinho de mão, pedalar pernas, andar descalça sobre areia, no tapete, em cascas de ovo cobrindo-as com um plástico fino para não machucar os pés, andar de joelhos, apanhar com a boca uma bala dependurada, fazer bolinhas com massa de modelar, parar de correr ao toque do apito;

       Exercícios de coordenação dinâmica como: levantar os braços e junto o joelho direito, depois trocar. Pular de um pé só, imitar um ritmo pré-estabelecido pelo professor, jogos cantados onde as crianças de duas em duas batem as mãos,( escravos de Jó), abotoar e desabotoar, enfiar miçangas. Pular de um pé só, colocar um objeto que não role em um pé da criança e pedir para andar sem deixar cair, jogar amarelinha;

Jogar dados, amassar bolinhas de papel, correr dominando a bola passando por obstáculos no percurso previamente determinado, por um bambolê no chão e pedir para que a criança ande nas bordas, pule de um pé só para fora do circulo, com os dois pés pule para dentro. Atividades de orientação tipo seguir um trajeto, discriminação visual, memória perceptiva, completar o que está faltando, ordem e sucessão, duração de tempo, ritmos.

Por Júlia Virginia de Moura – Pedagoga

Um comentário:

  1. BOM DEMAIS, PRINCESA! ESTOU LEVANDO ALGUMAS SUGESTÕES PARA APLICAR COM OS MEUS ALUNOS DE PRIMEIRO ANO. TENHA UM FINAL DE SEMANA ABENÇOADO, QUERIDA!

    ResponderExcluir

Não seja apenas um visitante que busca artigos interessantes, atividades que podem ser usadas em sua sala de aula. Deixe seu comentário.Uma sugestão. E o mais importante contribua com suas ideias, práticas e experiências de sucesso.Enriqueça este espaço, sem a sua participação, não haverá sucesso. E volte sempre.Obrigada