terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Atividades para os Primeiros Dias de Aula: conheça e organize sua turma!

  blg       Cada aluno ou grupos de  alunos aprendem de várias maneiras: visão, audição, individualmente  e/ou em grupo, raciocinando, por meio da lógica e da intuição, memorizando, visualizando e por meio de imagens e modelos.
       Assim como as metodologias de ensino também variam: alguns professores dão aula expositiva, outros demonstram ou debatem temas; outros têm o foco em princípios e em outros aplicativos, alguns enfatizam a memória e procuram entender os outros. Como os alunos aprendem em uma classe depende, entre outras coisas, de suas preferências e estilo de aprendizagem( veja  quais são os estilos de aprendizagem clicando >  aqui).
       Se  os estilos de aprendizagem da maioria dos estudantes em uma turma e o estilo de ensino do professor forem completamente diversos, os alunos podem tornar-se desinteressados e desatentos em sala de aula, e os resultados da aprendizagem apontam que alguma coisa está discordante. Os alunos ficam desmotivados assim como o professor.
   O professor conhecendo seus alunos pode agrupá-los de acordo com seus estilos de aprendizagem e diversificar uma aula de forma que todos os alunos fiquem motivados.
      Há duas formas de conhecer e identificar o estilo de aprendizagem de cada aluno:
1- O professor realiza o teste abaixo – par identifica o estilo predominante (o aluno pode e deve ter os três estilos de aprendizagem: visual, auditivo e cinestésico), nos primeiros dias de aula.
2- No decorrer do ano vai observando quais outros estilos se somam ao predominante, por que é importante para que o professor faça um planejamento adequado.
      Observação: para turmas de alunos que ainda não sabem ler e escrever ainda faça as perguntas e mantenha uma tabela com todos os nomes  e perguntas numeradas e espaço para sim / não / as vezes. Para turmas que dominam a escrita e leitura é recomendável passar o teste impresso com espaço para comentários, neste caso a tabela deverá ser feita para registro dos dados e análise para futuros planejamentos.
Sugestão: faça perguntas pequenos grupos pela ordem alfabética.
Veja  o exemplo:
Nome dos   Alunos
Questões
Sim
Não
Comentário /Desenho
Ana Paula
01
Ana Luiza      02
Alex      03
Alisson      04
Bruna      05
Teste
VISUAL – AUDITIVO – CINESTÉSICO
Atenção Turma, vamos fazer uma brincadeira. Vou apresentar umas atividades e vocês vão responder. Vou anotar as respostas que valem pontos. Quem vai ganhar mais pontos?
01 – Apresentando uma palavra, oralmente, por exemplo,  BOLA.
O que é uma bola? Imaginem a palavra. Escreva a palavra ou faça  o desenho. ( psicogenética da escrita, quando o aluno não domina a escrita). Quem prefere escrever? (marque x em  Sim na tabela e peça que escreva no caderno). Quem prefere desenhar? (marque x em Não). Estimular a escrita para que a preferência seja mais autêntica.

02 – Apresente uma imagem  (ou o próprio objeto), por exemplo:  um livro
O que estão vendo? Quem quer falar sobre esta imagem (ou objeto?) ? Para que serve. Apreciação . Quem possui um destes.
Anote em suas observações:
  • quem ficou desinteressado em participar das respostas;
  • se alguém se propôs a desenhar um igual;
  • quem pediu parar manusear;
  • quem pediu para escrever o nome do objeto;
(Estimule estas ações, se não surgirem espontaneamente)
Responda sim ou não
03- Quando você está concentrado, prestando muita atenção, por exemplo num jogo de vídeo game, em alguma brincadeira que se você não prestar atenção vai errar e sair,  se alguém fizer muito barulho por perto você se distrai? Sim – ( ) Não – ( ) ;
04 – Você encontra alguém que já conhecia antes:
penResponda sim ou não
  • Lembra o nome: Sim – (  ) Não – (  ) ;
  •   Lembra do rosto; Sim – (  ) Não – (  );
  • Lembra do lugar onde conheceu - Sim – (  ) Não – (  );
  • Lembra só o nome e do que falaram - Sim – (  ) Não – (  );
  • Lembra de tudo: nome, rosto, lugar,onde se viram e do que falaram;
Sim - ( ) Não - ( );
05 – Nas aulas que a professora vai contar historinhas (literatura infanto-juvenil -  contos de fadas):
his3
Responda Sim – Não – ou os dois (anotar nos comentários)
  • -Gosta que a professora leia tudo sobre o que está acontecendo e imaginar as cenas: Sim – (  ) Não – (  )
  • -Gosta que a professora vai lendo aos poucos e mostrando as gravuras; Sim - ( ) Não - ( )
  • - Prefere  que a professora leia muitos detalhes sobre lugares e conversas entre personagens;Sim - ( ) Não - ( )
  • - Prefere que a historinha tenha mais ação e aventura;Sim - ( ) Não - ( )
06 – Quando a professora pedir para fazer uma pesquisa e apresentar para os colegas:
  • Gosta de participar da apresentação falando, cantando músicas, declamando poesias. Sim – (  ) Não – (  );
  • Gosta de apresentar cartazes, faixas, objetos ou representar cenas.Sim - ( ) Não - ( );
  • Prefere fazer a pesquisa, escrever o texto e depois assistir o grupo apresentar.Sim – ( ) Não – ( );
07 – Quando está no computador para estudar ou se divertir, gosta mais de: com
  • Pesquisar, ler e imprimir. Sim – ( ) Não – ( );
  • Procurar gravuras, imagens ou vídeos.  Sim – ( ) Não – ( );
  • Ouvir e baixar músicas. Sim – ( ) Não – ( );
  • Gosta de sites de relacionamento (Orkut, Facebook, bate papos).Sim – ( ) Não – ( );
  • Prefere entrar no games. Sim – ( ) Não – ( );
RESULTADO DO TESTE
his2Alunos Visuais
Os alunos com o estilo de aprendizagem Visual predominante (não totalmente), dará respostas e comentários adicionais voltados para  atenção e preferências, em sala de aula ( e na vida diária)  para imagens, objetos concretos, atividades motoras (táteis). No computador preferem reproduzir imagens. Aulas ilustradas com mapas, diagramas e gráficos.
  • Gostam de fazer rabiscos ou caricaturas enquanto participam de aula expositiva.
  • Não se distraem facilmente com o barulho.
  • Gostam mais de artes plásticas do que de música, poesia.
  • Preferem fazer uma demonstração física a fazer uma dissertação.
  • Lembram o que viram, melhor do que aquilo que ouviram.
  • Aprendem melhor por associações com imagens.
exAlunos Auditivos
As respostas do teste predominantes são voltadas para a escrita, a leitura. Gostam de realizar atividades em que precisam escrever. Quando em contato com objetos, imagens… necessitam escrever nomes, fatos relacionados para melhor fixar a aprendizagem. Barulho ou movimentos bruscos atrapalham a atenção e concentração. No computador gostam de pesquisas, interpretar imagens através da escrita, sites de relacionamentos e bate papos. Gostam de ler e apresentar músicas e poesias. Preferem ouvir leituras com diálogos e textos descritivos. Participam de concursos de redação. Não gostam de atividades de desenhar, recortar… enquanto leem mexem os lábios e etc.
• Mexem os lábios e pronunciam as palavras enquanto estão lendo.
• Gostam de ler as coisas em voz alta e ouvir o que estão dizendo.
• Adoram discutir e entram em longas descrições.
• Aprendem melhor quando ouvem e lembram com mais eficiência o que foi discutido com
mais precisão do que aquilo que foi mostrado.
• Podem repetir e inclusive fazer imitação do timbre a da intensidade da voz de quem ouviram falar.
ciAlunos Cinestésicos
O alunos que tem o estilo de aprendizagem predominante cinestésico necessitam para melhor aprenderem e memorizar que o professor não somente use aulas expositivas, com muito texto escrito ( para copiar e ler). Esses alunos necessitam tanto da imagem como da atividade motora do professor e deles próprios. Se professor anão usar recursos adicionais na sua aula, mesmo que o aluno esteja motivado e o tema seja de seu interesse não suporta por muito tempo manter a atenção. Tende a se levantar conversar com o colega, ir à lixeira, pedir um objeto emprestado, sair da sala para usar o banheiro ou tomar água e etc. Apresentam dificuldades em lembrar-se de pessoas que viu ou com quem falou há muito tempo. Após a leitura ( com imagens) de alguma literatura apresenta a proposta da representação. No computador preferem os games.

  • Gostam de fazer pesquisa de campo, trilhas.
       • Tocam nas pessoas para poder chamar a sua atenção.
  • Não conseguem ficar sentadas quietas durante longos períodos.
  • Fazem muitos gestos.
  • Sentam-se perto de alguém quando estão falando.
  • Usam o dedo como um indicador enquanto estão lendo.
  • Memorizam melhor quando estão andando e vendo.
  • Aprendem com mais eficiência e eficácia quando estão fazendo ou manipulando algo.
Vejam na próxima postagem Sugestões  para organizar os alunos na sala de acordo com os estilos de aprendizagem e Atividades que devem constar no planejamento do professor para que todos os alunos estejam atentos e a aula apresente menor índice de dificuldades.
Por: Julia Virginia de Moura – Pedagoga
Fonte de Pesquisa:
Schunk, Dale H. (2008). Teorias de Aprendizagem: uma perspectiva educacional, Prentice Hall, ISBN 0-13-010850
CAMPBELL, Linda, CAMPBELL, Bruce, DICKINSON, Dee. Ensino e aprendizagem por meiodas inteligências múltiplas. 2.ed. Porto Alegre: Artmed, 2000, 308 p.
Silveira Rodrigues Almeida, Marina da -Estilos de Aprendizagem,

































6 comentários:

  1. Gostei muito das informaçoes.Com certeza visitarei o site sempre que precisar de dicas.
    Parabens!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo comentário. Essa organização faz um grande diferença no trabalho com sua turma. é muito importante saber como cada aluno aprende. Isso vai fazer com que você tenha mais sucesso. Volte outras vezes. Abraços e muito sucesso no seu trabalho.
    Júlia

    ResponderExcluir
  3. adorei esse site que traz bastantes informação importante para a educação.parabéns!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pelo comentário, volte outras vezes!
    abraços
    Júlia

    ResponderExcluir
  5. adorei o site. Minha filha vai fazer sete anos e não sabe ler, não tem enteresse pelas leituras; adora jogos e fazer desenhos. Como poso usar essas aptidões para despertar o gosto pela leitura?
    Socorro

    ResponderExcluir
  6. Olha, fiz uma oficina com uma turma de 1º ano muito desmotivada pelo aprender na escola foi muito bom, pois os alunos não tinham maturidade e demonstravam desinteresse pela escola. Veja no meu outro blog neste link http://impactodapedagogiamoderna.blogspot.com.br/2013/04/plano-de-aulaprovocando-o-querer-ler-e.html. Há também uma história infantil "Juquinha, o coelhinho que não gostava de estudar" (você encontra na web), é muito interessante e divertida que monstra a importância de aprender a ler. Tudo começa por aí.
    Abraços
    Júlia

    ResponderExcluir

Não seja apenas um visitante que busca artigos interessantes, atividades que podem ser usadas em sua sala de aula. Deixe seu comentário.Uma sugestão. E o mais importante contribua com suas ideias, práticas e experiências de sucesso.Enriqueça este espaço, sem a sua participação, não haverá sucesso. E volte sempre.Obrigada