quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Cartas–Dissertação Expositiva e/ou Argumentativa

 

Os gêneros textuais são os textos encontrados em

carnossa vida diária e que apresentam padrões sóciocomunicativos caracterizados pela

composição funcional, objetivo enunciativo e estilo realizado na integração de forças.

históricas, sociais e institucionais. Os gêneros contribuem para ordenar e

estabilizar as atividades comunicativas do dia a dia. Eles podem se expressar

em diversas designações, podendo-se mesmo dizer que são ilimitados. Alguns exemplos de

gêneros textuais são: telefonema, redação de vestibular, sermão, carta comercial, carta

pessoal, entre outros”. Marcuschi

A carta como tipo textual tem características próprias que devem obrigatoriamente constar no corpo do texto:

  1. - Local e Data.
  2. - Destinatário.
  3. - Saudação.
  4. - Interlocução com o destinatário.
  5. - Despedida.

 

Na carta podem aparecer a narração, a descrição, a reflexão ou o parecer dissertativo. Tem também peculiaridades que vai distingui-la de outros tipos de cartas: o argumento é o mesmo convencimento do interlocutor específico. No texto de uma carta a argumentação é restrita á uma pessoa física ou jurídica, o que torna o texto mais limitado do que o texto de uma dissertação argumentativa com caráter universal. O objetivo da carta é a persuasão do destinatário.

Quando num exame vestibular surge uma carta como proposta, o aspecto formal, bem como a abertura e o fechamento do texto, são irrelevantes, pois o que prevalece é o conteúdo e a linguagem.

A estética da carta varia consoante o destinatário e o objetivo.

Se a finalidade. Se o destinatário é um órgão do governo, a carta deve observar procedimentos formais como a disposição da data, do vocativo (nome, cargo ou título do destinatário), do remetente e a assinatura.

No caso das correspondências comercial e oficial - textos jurídicos, muitas vezes feita de expressões de uso comum ao contexto que lhes é próprio.

 

Tipos mais comuns de Cartas

Deve constar:

(local e data), (destinatário), (vocativo), (introdução: breve exposição do assunto);(fechamento)

 

car31-A Carta do leitor- é uma carta simples, em que a mídia coloca um espaço destinado ao leitor para que ele opine, critique ou deixe sua sugestão. Recomenda-se que seja uma carta com clareza e coerência de ideias sem usar palavras vulgares ou ofensoras.

2- Cartas Argumentativas

Veja um modelo de carta argumentativa

dirigida por Instituição que acolhe crianças de rua ao Diretor da Receita Federal:

 

(destinatário)

Brasília, 30 novembro de 2012 (local e data).

 

car2

 

Ilm.º Sr. Diretor da 1ª Região Fiscal da Receita Federal

Superintendência da Receita Federal do Brasil

Brasília – Distrito Federal

 

(vocativo)

Prezado Senhor

(breve introdução – identificação do assunto)

          Representamos a Instituição Menor Fora das Ruas. A finalidade do nosso trabalho é incentivar as crianças e adolescentes que se distanciam dos lares e passam a viver nas ruas. Promovemos vários projetos que estimulam estes menores a retornarem aos seus lares e frequentarem a Instituição desenvolvendo atividades educativas, desportivas, inserindo-as me cursos de informatização, dentre outros, para que se conscientizem da importância poderem futuramente estar inseridos na sociedade e exercer a cidadania plena. com sede nesta cidade, estamos atualmente trabalhando com uma população itinerante de 150 crianças e adolescentes. Em anexo estamos enviando toda a documentação legal da Instituição. Nossos projetos educativos são subsidiados por contribuições da sociedade uma vez que não a Instituição não tem fins lucrativos.

(objetivo principal: tema e argumentação)

       Inteirados da apreensão de uma grande mercadoria que estava sendo, ilegalmente vendida, e terá o destino de ser destruída solicitamos que se possível for, possa ser encaminhada á nossa instituição, algumas espécies que sejam de uso pessoal ou coletivo de nossa clientela, ou que possam ser usados em nossos projetos, tais como: implementos de informática, artigos esportivos, roupas, calçados, etc. E o que mais for pertinente, de acordo com o parecer de V. Sa. mediante a descrição de nossas atividades que seguem esta carta.

        O uso desse material, nas nossas atividades, com certeza alcançarão melhores resultados e maior número de crianças e adolescentes poderão ser atendidos, um objetivo que sabemos ser de toda a nossa sociedade e principalmente dos órgãos do poder público. Manteremos essa Unidade da Receita Federal informada do uso adequado do que nos for concedido, através de relatórios mensais, corroborando a nossa idoneidade.

(fecho)

         Aguardando sermos compreendidos e em nossas dificuldades e necessidades esperamos oportuna resposta.

Atenciosamente

 

Humberto de La verdia

Diretor Presidente

 

Carta Comercial / Reclamação

(timbre)

LOJAS ATADISTAS dois IRMÃOS

 

Santo Antônio do Descoberto, 01 de dezembro de 2012.

Atacadista Mundial S/A

São Paulo- SP

 

Demora nas Entregas

 

Prezados Senhores

 

          Somos obrigados a abordar novamente o assunto das entregas. Infelizmente, continuamos insatisfeitos. O tempo decorrido entre a data de expedição e a efetiva entrega das mercadorias continua superior ao tolerável. Pedimos que revisem sua convicção de que a atual forma de entrega seja a melhor opção.

        Sugerimos, ainda, que seu representante agende esse assunto para a próxima visita.

         Temos certeza de V. Sa. dará ao assunto a devida importância.

 

Atenciosamente

 

Antônio Humberto Mendes

GERENTE GERAL

 

- Carta de Informação -

 

São Paulo, 07 de novembro de 2012.

Lojas Atacadistas Dois Irmãos

Santo Antônio do Descoberto – GO

 

Demora nas entregas

 

Prezados Senhores

 

        Acabo de receber sua informação quanto á demora na entrega de mercadorias remetidas à sua empresa. Farei contato com a Transportadora Rápido Paulista em busca de solução rápida do problema. Somos parte interessada no aperfeiçoamento em todas as etapas das nossas transações.

      Contem com nossos esforços e boa vontade.

 

Abraços cordiais

 

José Luiz Berganotto

GERENTE

 

Por Júlia Virginia de Moura – Pedagoga

 

Fonte de Pesquisa:

Sarmento, Leila Lauar- Oficina de Redação – Vol. Único- Ed. Moderna

2 comentários:

  1. muito bom, as informações me ajudaram muito

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela visita e pelo comentário. Sucesso no seu trabalho.
    Abraços
    Júlia

    ResponderExcluir

Não seja apenas um visitante que busca artigos interessantes, atividades que podem ser usadas em sua sala de aula. Deixe seu comentário.Uma sugestão. E o mais importante contribua com suas ideias, práticas e experiências de sucesso.Enriqueça este espaço, sem a sua participação, não haverá sucesso. E volte sempre.Obrigada