segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Projeto: trabalhando a Inclusão em turmas de 2º Ano–Séries Iniciais

clip_image001Durante a III Semana da Inclusão-2012, o 2º Ano C (turma inclusiva) – da Escola Classe 02 do Arapoanga – Planaltina /DF), matutino, trabalhou com o tema, através de um projeto da professora Dirce, que ao término, os alunos falavam das diferenças e da inclusão com muita naturalidade e espontaneidade mostrando que os objetivos da professora foram alcançados além das expectativas.
Projeto Inclusão –“Como Vejo a Inclusão” clip_image002
Tema Transversal: Inclusão e Valores - Neste projeto foi trabalhado também, em Língua Portuguesa: gêneros literários, leitura, escrita, interpretação, vogais e consoantes (em LIBRAS), construção de palavras, sinônimos; Psicomotricidade: esquema corporal; Artes: confecção de bonecos.
Objetivo

Sensibilizar os alunos, em classe, para um novo olhar sobre “as diferenças”, resgatando a cidadania e a inclusão da diversidade.
Justificativa
A escola inclusiva deve assegurar integração do aluno na sala de aula, na escola e posteriormente no meio social, respeitando suas necessidades educacionais e sociais.
Desenvolvimentoclip_image003
Duração: 17 a 21/09/2012 - 1 hora aula
17/09/2012
Após a abertura da Semana da Inclusão
1-Provocar discussão em sala de aula:
  • O que é ser especial
  • Você conhece alguém especial?
  • Quais as dificuldades que uma pessoa especial enfrenta?
2-Visualizar a própria imagem no espelho
3- Leituras da literatura infanto-juvenil “Nico”clip_image004
“Nico”
Autora: Amanda Strausz
Editora Larousse
Zuzu adora seu amigo Nico, mas a turma toda fica zoando dele. Só porque ele é diferente...
Tudo que ela queria é saber por que o Nico é desse jeito. Ela saiu perguntando pra todo mundo e percebeu que Nico não era tão diferente assim...

  • Após a leitura, interpretação e comentários.
  • Fazer o autorretrato para comparações.
  • Explorar a diversidade racial: índio, negro, branco.
  • Conclusões em forma de expressão oral.clip_image00518/09.
Após a leitura do livro “Balançando Sonhos”, interpretação e comentários.
do autor: Salvador Barletta Nery - Editora do Brasil
Balançando Sonhos retrata de forma poética a questão do excepcional. O autor desvenda o misterioso mundo de seu irmão que, no balanço da goiabeira, alegra a vida da família com sua silenciosa e especial presença.
  • Discussão sobre o conhecimento da linguagem de sinais.
  • Conhecendo o alfabeto da Língua de Sinais- “LIBRAS”.
  • Representar através da língua de sinais: as vogais e consoantes.
  • Construção e sinônimos das palavras: amor, paz, união, diferença.
  • Confecção de bonecos com retalhos de papel.
  • Conclusões.
  • Sentimentos diversos:
  • clip_image006
clip_image007clip_image008
19/09
1-Leitura e interpretação do poema: “O direito de ser Diferente” do autor Pedro Bandeira.
2- Após assistir ao filme “Óleo de Sorenzo”, cujo enredo fala de.
Um garoto que levava uma vida normal até que, quando tinha seis anos, estranhas coisas aconteceram, pois ele passou a ter diversos problemas de ordem mental que foram diagnosticados como ALD, uma doença extremamente rara que provoca uma incurável degeneração no cérebro, levando o paciente à morte em no máximo dois anos. Os pais do menino ficam frustrados com o fracasso dos médicos e a falta de medicamento para uma doença desta natureza. Assim, começam a estudar e a pesquisar sozinhos, na esperança de descobrir algo que possa deter o avanço da doença.
Provocação de discussão;
Pessoas que nascem com necessidades especiais pessoas que adquirem se tornam especiais.
Após a leitura e interpretação do livro “A Galinha e a Pata/ iguais e diferentes-(Ribeiro, Verenice Leite, Constança de Almeida- Editora Formato),
clip_image009Em "A Galinha e a Pata", as autoras mostram as principais características das aves, do ovo ao esqueleto, de forma simples, direta e curiosa. O entrosamento entre a imagem e o texto permite que a criança conheça a linguagem da ciência através de observações e comparações.
fazer uma representação através de desenho – ilustrar um trecho do livro.
Nesta aula: ensaio da peça que será apresentada na Semana da Inclusão:
“Criança Especial também Brinca” Esta peça foi criada pela professora.
20/09
Literatura (motivadora) “Meu Amigo Down”- interpretação e comentários -
Autora: Claudia Werneck
clip_image010. Este livro contém histórias narradas por um menino que não entende bem por que seu amigo com síndrome de Down enfrenta situações tão delicadas.
  • Provocar discussão: entendo o livro que li.clip_image011 clip_image012
  • Trabalhando com interpretação escrita e ilustração: trecho do livro “Maria Noite, Maria Dia”, enfocando a linguagem Braille.
  • Vivenciando a experiência de alguém com dificuldades visuais – veja o vídeo.
  • Após toda a riqueza de informações e leituras em torno das diferenças, pessoas com necessidades especiais o projeto foi finalizado com a interpretação da “Oração da Criança Especial”.
No vídeo, na simplicidade dos relatos ficou bem claro estes sentimentos: os sentimentos que devem estar presentes na inclusão social, e que muitos ainda não foram privilegiados com eles, mas que com certeza, se depender de cada um dos alunos do 2º ano C que vivenciaram as experiências desse projeto, a inclusão vai acontecer com toda simplicidade e naturalidade, a forma como perceberam as
Projeto elaborado e executado pela :
Professora Dirce José da Silva  - Turma de alunos do 2º ano C – matutino- Escola Classe 02 do Arapoanga – Planaltina –DF|









































3 comentários:

  1. ESTE TRABALHO FICOU MUITO BEM ELABORADO E CRIATIVO.

    ResponderExcluir
  2. Excelente trabalho,parabéns ao profissional.

    ResponderExcluir
  3. Nooossa excelente, pretendo fazer parecido em minha sala!

    ResponderExcluir

Não seja apenas um visitante que busca artigos interessantes, atividades que podem ser usadas em sua sala de aula. Deixe seu comentário.Uma sugestão. E o mais importante contribua com suas ideias, práticas e experiências de sucesso.Enriqueça este espaço, sem a sua participação, não haverá sucesso. E volte sempre.Obrigada