sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Projeto Interventivo–3º Ano-Séries Iniciais- Alunos Não Alfabetizados e Educação Inclusiva

    DSC03323   Este projeto foi planejado de acordo com as Teorias e Práticas de Aprendizagem Pós Construtivista do GEEMPA, pela Coordenadora e um grupo de professoras de 3º ano que trabalham com as Teorias Pós –Construtivistas, da Escola Classe 02 do Arapoanga ( Escola Pública do Distrito Federal)
O ponto de partida do projeto foi a Aula –Passeio, como aula provocadora da aprendizagem (leia sobre a teoria no blog: Impacto da Pedagogia Moderna), com as professoras dos alunos participantes, considerados não alfabetizados e os alunos da Educação Inclusiva (cursando o 3º ano);

Após esta primeira e especial aula, há prosseguimento com seus alunos, envolvendo toda a turma, com as atividades(geradas na aula passeio) em sala de aula.
O que é uma Aula Passeio?
A aula passeio tem objetivos especiais e específicos: levar os alunos á um local fora do ambiente da escola, previamente escolhido, que possa propiciar atividades prazerosas e onde possam ter experiências e vivências ricas e significativas , das quais os professores vão desenvolver atividades planejadas dentro das necessidades de aprendizagem dos alunos, assim como colher material significativo para conteúdo das aulas posteriores; neste projeto, especificamente: linguagem oral, escrita, e raciocino lógico - avanço nas hipóteses.
    Em um local escolhido e preparado pelas professoras, de acordo com o conteúdo que vai ser trabalhado e  mediando condições de ampliar o aprendizado dos alunos, contribuindo para o seu pensamento crítico e raciocínio.    A“Caça ao Tesouro” foi a motivação maior e se centralizou no desenvolvimento da escrita e leitura de palavras, na construção de frases e textos, para os alunos da educação inclusiva, silábicos e alfabéticos  com necessidades  de avanço nos conteúdos das turmas de 3º ano do turno vespertino.
Assim como começou o Projeto com a Aula Passeio
1-– Saída da escola (no ônibus escolar da SEDF), em direção ao Sítio São José – Chácara do Jaime , (Amigo da Escola ) que fica aproximadamente 20km da escola,que gentilmente cedeu este espaço por todo um dia de ações pedagógicas através de um passeio e descobertas  divertidas. Os alunos fizeram uma oração pedindo a proteção de Deus e realizaram o percurso cantando.
As professoras organizadoras, já se encontravam no local preparado  de acordo com as atividades que seriam desenvolvidas, aguardando dos alunos  para recepcioná-los, caracterizadas no estilo “Country”,  ao aluno ficaram felizes e surpresos  e curtiram muito esta recepção.
2- – Chegada – Recepção aos alunos na Chácara – Conversa informal com os alunos “Por que estamos aqui” – As professoras cantaram e dançaram concluindo o objetivo daquele passeio:
 
   DSC03327                                                                               DSC03331
    
 
 
 
 
 
 
 




Após esta  recepção tão festiva, que os alunos curtiram muito, as professoras já com a listas contendo o nome dos alunos, formaram dois grupos que teriam atividades de acordo com o nível de conhecimento e necessidades de aprendizagem :
DSC03340DSC03335

Grupo 1 –Pré-silábicos e Silábicos

Grupo 2 – Alfabéticos
3- Primeira atividade dos Alunos:
os dois grupos se subdividam em pequenos grupos(grupos áulicos- clicar >aqui,para ver como se formam); cada subgrupo escolheu o nome do grupo e o líder ( que vai desempenhar uma série de ações coletivas, dentro do próprio grupo) e antes dessa formação, tiveram o primeiro desafio: descobrirem seus nomes escondidos e fazerem um crachá com as cores amarelo e azul).
Todo o conteúdo a ser trabalhado foi vivenciado durante o passeio e a interação dos alunos com o meio ambiente (um sítio ) com os colegas e com as professoras.
Síntese
Um “tesouro” (cada atividade de alfabetização desenvolvida pelos grupos visavam oferecer pistas para o tesouro: formar a palavra – CURRAL- onde estava escondido o tesouro _ uma pipa para cada aluno), foi escondido e os grupos realizaram várias atividades de exploração, descobertas, enriquecimento de conhecimentos no local da aula e após cada atividade se seguia uma atividade de psicomotricidade, escrita, leitura e expressão artística. Concluídas as atividades, o grupo que terminava primeiro recebia uma pista do “tesouro”: uma letra, que ao final formava a palavra onde estava escondido o “tesouro”
Atividades
Atividade –Colhendo Frutas
Numa árvore foi pendurados os frutos, que cada um escolheu e colheu o seu. Cada fruto tinha uma imagem que correspondia à uma letra. (animais)
DSC03375 DSC03386
DSC03389 DSC03391
Folhas foram  espalhadas (em trilha ) pelo gramado contendo o nome da gravura do fruto que cada um colheu; cada aluno procurou  a sua e colou seu fruto, correlacionando imagem, letra inicial e palavra ( nome). Em seguida cada um recebeu uma ficha didática: para completar letras das palavras (silábicos),  e ordenar letras ( para os alfabéticos). Terminada a atividade recebiam a primeira pista a letra C.
Atividade – Jogo da Boquinha
Os alunos fizeram bolinhas de papel com os dedos e sobre a ficha com as palavras, jogavam o dado, (de boquinhas) o número de boquinhas viradas para cima correspondia ao número de sílabas da palavra. O aluno escolhe a palavra conta as sílabas e coloca uma bolinha em cada letra. Ganha o jogo quem tiver a cartela de palavras com a maior quantidades de  bolinhas sobre as palavras.
Atividades diversificadas:
 com a ficha didática – figuras e palavras; figuras e frases. DSC03416   DSC03403

DSC03417




DSC03404


DSC03370 DSC03452
  

DSC03410DSC03406

Terminadas as atividades receberam as pistas- letras U,R,RA : C U R R A
Pausa para o almoço e brincadeiras
Após o almoço e de várias brincadeiras os alunos visitaram todos os espaços do sítio, viram os animais, objetos e ferramentais usadas no campo, árvores e frutos, campo de futebol, piscina, casinha de bonecas… em tudo as professoras provocaram o conhecimento, ou o enriquecimento dos conhecimentos prévios e trabalharam os nomes, as palavras, funções, letras, sílabas  tudo informalmente, num passeio divertido cheio de descobertas. (as palavras que nomeiam tudo que foi visto e identificado foram usadas no final par um ditado e depois para produção de texto).
DSC03428 DSC03426

 
 






DSC03442DSC03443

DSC03444DSC03439
DSC03429DSC03447
Troca de PISTAS as pelo CÓDICO - 
       De volta á casa,  os grupos recebem última pista,a última letra L e realizaram uma atividade de montar um quebra cabeças com imagens no verso das  letras, formavam uma passagem e nesta havia uma imagem que não não combinava com as outras , que era o código do tesouro, os grupos que iam descobrindo corriam para o CURRAL e sabiam que o que o código mostrava  uma PIPA. A PIPA  é o tesouro.   Felizes correram para pegar, cada um seu tesouro, Voltaram com as pipas e completaram-na construindo a rabiola e todos foram para o campo de futebol soltar as pipas , um verdadeiro festival, colorindo o céu: alegria, realização e felicidade, foram a culminância do passeio aula.
DSC03381 DSC03449

DSC03477 DSC03475
DSC03480DSC03460
No final um ditado de palavras e uma carta à diretora contando como foi este dia no Sítio do Jaime.(ditado para os silábicos e texto para os alfabéticos)DSC03451

Sempre expressando conhecimento e sentimentos através da arte.
As atividades desenvolvidas neste dia serão levadas para sala de aula, os colegas vão confeccionar as pipas e toda a turma será envolvida no projeto.


Após a última atividade: ditado e produção de texto = seguidas de autocorreção e correção individual pelo professor, com o aluno, já foram percebidos os avanços: pois as atividades significativas e vivenciadas provocam a aprendizagem.

Vejam o vídeo com os melhores momentos:























Por;Júlia Virginia de Moura – Pedagoga
Vejam uma síntese da Teoria Pós-Construtivista no blog:
Impacto da Pedagogiam  Moderna -http://impactodapedagogiamoderna.blogspot.com/2012/09/projeto-interventivo-sos-3-ano.html
Veja também no blog da Escola Classe 02 do Arapoanga – http://ec02doarapoanga.bçlogspot.com
e links para melhor conhecer esse Movimento da Alfabetização no Brasil _ GEEMPA
Impacto da Pedagogia Moderna

Um comentário:

  1. JÁ "VI" OUTROS SOS, DE COLEGAS DA SAMAMBAIA - DF, MAS ESTOU DESLUMBRADA COM A VERSATILIDADE DAS PROFESSORAS ENVOLVIDAS. É DE ENCHER OS OLHOS!
    CONGRATULAÇÕES!

    ResponderExcluir

Não seja apenas um visitante que busca artigos interessantes, atividades que podem ser usadas em sua sala de aula. Deixe seu comentário.Uma sugestão. E o mais importante contribua com suas ideias, práticas e experiências de sucesso.Enriqueça este espaço, sem a sua participação, não haverá sucesso. E volte sempre.Obrigada