quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Orientação Sexual para gente pequena–uma abordagem que dá resultados-

 
Projeto de ORIENTAÇÃO SEXUAL – alunos do Ensino Fundamental -

Introduçã0
Um projeto deve sempre surgir de uma necessidade real: foi desssa forma que surgiu uma nova abordagem sobre sexualidade opara alunos de séries iniciais: questões em sala de aula, curiosidades, repetição de modelos vivenciados em família, acesso á vídeos, e outras divulgações na mídia (estimulações externas que vem da Televisão, do DVD, do Vídeo- Game, Revistas, Jornais, Publicidades e Internet, e outros) que geraram: movimentações e interações sociais inadequadas sobre sexo e sexualidade, em sala de aula e outros ambientes da escola(banheiros, pátios, recreações..)
Através de brincadeiras, imitações, descobertas e até mesmo das despertando a sexualidade, muitas vezes, precocemente, trazendo a necessidade  de orientações, redirecionamentos, tornou-se o propósito deste Projeto.
               Objetivos      clip_image001
Orientar, tirar dúvidas, redirecionar conhecimentos para que os alunos possam crescer manifestando a sexualidade de forma natural, prazerosa e saudável,
sem que o processo de letramento seja prejudicado, neste período, tão importante para a aprendizagem quanto para  o desenvolvimento global.
Estratégias:
Após a “escuta” individual, duplas ou grupos, os alunos, principalmente os que estão envolvidos no processo da descoberta da sexualidade passarão por seis oficinas, uma por semana, com duração de 40 minutos, no horário contrário ás aulas.
1ª – Oficinas - “Oficina dos Sentidos” – o prazer está no que toque, como está  no que ouço, vejo, sinto o cheiro... e até no que imagino.
clip_image002 clip_image003 clip_image004 clip_image005
2ª -Oficina – Eu sou a Criança( ou adolescente) – Quem Eu Sou?(autoconhecimento)
3ª- Oficina – criança – jovem – adulto – idoso – fases da vida – Qual o Papel de Cada Um?
clip_image006 clip_image007 clip_image008
clip_image009 clip_image010 clip_image011
4ª- “- “Oficina – Dinâmica – “Regras e Limites” –” Coelhinho sai da Toca”
clip_image012 clip_image013
5ª- Oficina – Dinâmica – "Verdade ou Consequência"
Dinâmica da"Verdade ou Consequência? "
Em círculo os participantes devem estar de posse de uma garrafa que deve ficar ao centro. Ao sinal do Coordenador, alguém gira a garrafa e para quem o bico da garrafa apontar é perguntado: _Verdade ou Consequência? Caso ele escolha verdade, a pessoa onde o fundo da garrafa apontou deve perguntar algo e ele obrigatoriamente deve responder a verdade. Se ele responder consequência deve pagar uma prenda (executar uma tarefa) estipulada pela pessoa que o fundo da garrafa apontou. A que respondeu gira a garrafa.As perguntas são relacionadas aos temas da sexualidade.
clip_image014
6ª- oficina – Respeito ao Direito do Próximo – dinâmica e vídeo
Material:
Pedaço de papel em branco, caneta
Procedimento:
O professor (preferencialmente) por ter vínculos afetivos com a turma o que facilita as abordagens sera o dinamizador que vai distribui folhas de papel sulfite em branco e canetas para o grupo, pedir que ao dar um sinal todos desenhem o que ele pedir sem tirar a caneta do papel. Ele pede que iniciem, dando o sinal. Pede que desenhem um rosto com olhos e nariz. Em seguida, pede que desenhem uma boca cheia de dentes. continuem o desenho fazendo um pescoço e um tronco. É importante ressaltar sempre que não se pode tirar o lápis ou caneta do papel. Pede que todos parem de desenhar. Todos mostram seus desenhos. O condutor da dinâmica ressalta que não há nenhum desenho igual ao outro, portanto, todos percebem a mesma situação de diversas maneiras, que somos multifacetados, porém com visões de mundo diferentes, por este motivo devemos respeitar o ponto de vista do outro, as diferenças físicas, a maneira que cada um tem de ser.
clip_image015 clip_image016 clip_image017
Encerramento – “festinha”
Roteiro
1º – relaxamento pela respiração
2º- Dinâmica
3º- Explosão de Ideias
4º - Conclusão
5º - Expressando através da arte – música, dança, modelagem, desenho livre, recorte de gravuras, montagens, poemas, dramatizações,  de acordo com o tema.
Conclusão
Partindo dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, sobre o corpo humano, funções, higiene e saúde... os alunos que apresentavam conceitos e manifestações da sexualidade de forma inadequada apresentarão, após este projeto, um desenvolvimento da sexualidade de forma saudável, superando o mau desempenho da aprendizagem em sala de aula, resultantes do comportamento inadequados.
clip_image018
Por : Julia Virginia de Moura




Um comentário:

  1. interessante com diversas formas de ensinar esse tema complicado......

    ResponderExcluir

Não seja apenas um visitante que busca artigos interessantes, atividades que podem ser usadas em sua sala de aula. Deixe seu comentário.Uma sugestão. E o mais importante contribua com suas ideias, práticas e experiências de sucesso.Enriqueça este espaço, sem a sua participação, não haverá sucesso. E volte sempre.Obrigada