terça-feira, 14 de agosto de 2012

Aula de Geografia, Ciências e História : motivação para a aprendizagem! Ensino Fundamental, Ensino Médio – EJA e Escola Rural

O vídeo que quase sempre é usado, pelo professor com lazer, pode ser usado como motivação para aulas cujos conteúdos de alguma forma tem um grau de abstração em si mesmos ou por serem realidades distantes do conhecimento prévio, como por exemplo, as regiões brasileiras, o corpo humano, vários conteúdos matemáticos…
Veja abaixo várias sugestões e  linkes com filmes e vídeos, que podem ser usados em suas aulas, basta assitir com antecedência e adequar ao seu planejamento.
 
Matemática – Solução de situações – problemas apresentados no filme. Conhecer parte da história da matemática.
A melhor aula de matemática já feita no mundo! Parabéns ao grande mestre do desenho animado Walt Disney! Além de ser o autor dos clássicos e verdadeiros desenhos animados, conseguiu criar uma excelente versão educativa, usada até hoje para ensinar a matemática de maneira agradável e produtiva.

Vídeo sobre a chegada da Família real no Brasil em 1808. Elaborado por Laurentino Gomes - paranaense de Maringá, formado em Jornalismo pela UFPR, com pós graduação pela Universidade de São Paulo (USP) e cursos na Inglaterra e nos EUA.
"OGladiador" -
História – pesquisas a partir da reconstituição da história, representação do passado, cultura
 
    Gandh África do Sul, início do século XX. Após ser expulso da 1ª classe de um trem, o jovem e idealista advogado indiano Mohandas Karamchand Gandhi (Ben Kingsley) inicia um processo de auto-avaliação da condição da Índia, que na época era uma colônia britânica, e seus súditos ao redor do planeta. Já na Índia, através de manifestações enérgicas, mas não-violentas, atraiu para si a atenção do mundo ao se colocar como líder espiritual de hindus e muçulmanos.
Ciências – corpo humano e funcionamento, meio ambiente. Geografia – culturas e espaços diversos
A Região Norte é, sem dúvida, um dos maiores símbolos da riqueza natural do Brasil. Agora, além de abrigar a Floresta Amazônica e o Rio Amazonas, ela pode ser conhecida também por possuir a maior reserva mundial de águas subterrâneas. Um volume equivalente a 29 milhões de Maracanãs cheios, ou de 35 mil vezes a baía de Guanabara. Essa impressionante reserva de água, que está guardada no aquífero de Alter do Chão, é hoje justamente o foco de um dos maiores esforços de estudos já feitos pela Faculdade de Geologia da Universidade Federal do Pará (UFPA), que aponta o Aquífero Alter do Chão como o de maior volume de água potável do mundo. A reserva subterrânea está localizada sob os estados do Amazonas, Pará e Amapá e tem volume de 86 mil km³ de água doce.
Educação Física – expressão por movimentos corporais, danças e lutas.
Língua Estrangeira – pronuncias, conversações, vocabulário, linguagem culta e popular.

Lingua Portuguesa- Brasil/Portugal-                                                                           "Será a mesma Língua?" Língua Portuguesa- realidade de outros países de língua portuguesa.
OBSERVAÇÃO: o vídeo deve ser assistido com antecedência pelo professor, lembrando de que todo o sucesso depende o seu planejamento.
Sendo que a prioridade não é a preferência do professor ou dos alunos, mas atender aos quesitos:
a. Objetivo didático.
b. Adequação á faixa etária.
c. Informações do vídeo no nível de compreensão dos alunos.
d. Tema adequado ao ambiente escolar. ( descartar os vídeos que contém cenas de sexo, violência ou discriminações ou valores que podem gerar polêmicas entre as famílias)

Sugestões de Vídeos - dinamize suas aulas!!
Quanto vale ou  por quilo?
Quanto vale ou é por quilo?
Dicas e sugestões de atividades pedagógicas para o uso do filme em sala de aula.
Por Danielle Lourenço
11/02/2011
Ficha técnica do filme
Título original: Quanto vale ou é por quilo?
Gênero: Drama
Duração: 104min
Lançamento (Brasil): 2005
Direção: Sérgio Bianchi
Roteiro: Sérgio Bianchi, Eduardo Benaim e Newton Canitto
Produção: Patrick Leblanc e Luís Alberto Pereira
Fotografia: Marcelo Copanni
Edição: Paulo Sacramento
Sinopse
Quanto vale ou é por quilo? é um filme baseado em um conto de Machado de Assis que propõe uma reflexão sobre a sociedade brasileira escravocrata do século XVIII e a contemporânea.
Em diversos momentos, o filme retrata que a escravidão, os capitães do mato eram atores de uma história escrita no passado. Mas, em outros, que tais “personagens” ainda escrevem a história do nosso cotidiano...
No período escravocrata, homens-escravos foram fonte de lucro e uma moeda corrente paralela aos contos de réis. A exploração humana era fonte de status e riqueza. O filme mostra, dentro dessa perspectiva, que o trabalho e o lucro de muitas ONGs se baseia no mesmo princípio: exploração da miséria humana.
Crítica do filme
“O filme é uma excelente fonte de aprendizado e reflexão. Mostra-nos que o tempo passou e (quase) nada mudou. E, principalmente...
Danielle Lourenço – Pedagoga

Sugestões pedagógicas... veja mais no site( abaixo)
Tempos Modernos                         

Ficha técnica do filmeTítulo original: Modern Times
Gênero: Comédia
Duração: 1h27min
Ano de lançamento: 1936
Estúdio: United Artists/Charles Chaplin Productions
Distribuidora: United Artists
Direção: Charles Chaplin
Roteiro: Charles Chaplin
Produção: Charles Chaplin
Música: Charles Chaplin
Fotografia: Ira H. Morgan e Roland Totheroh
Sinopse
um clássico da sétima arte que aborda de forma cômica a mecanização da mão de obra, o capitalismo dos anos 30 e a desigualdade social.
A revolução industrial é retratada em um ambiente de uma fábrica com engrenagens gigantes que opera com processos de linha de montagem, baseado no modelo fordiano.
Há uma crítica à desigualdade social, em que ficam claramente explícitas as diferentes realidades da burguesia e do proletariado.
Ácido, porém engraçado, o filme é atemporal, profundo e confirma a genialidade de um dos maiores ícones do cinema mundial.
  1. Sugestões pedagógicas... .
VEJA MAIS NESTE SITE "Utilizando filmes em sala de aula" CLIQUE AQUI
e confira uma lista de filmes e sugestões de atividades para o trabalho em sala de aula

VEJAM MAIS:
FILMES para trabalhar em sala de aula
Uma dica excelente para trabalhar em sala de aula é por meio de filmes. A revista nova escola edição especial de julho/2011 traz essa matéria. São grandes sucessos do cinema que rendem atividades em todas as disciplinas, do 1º ao 9º ano.
Confira:
• Como aproximar a turma dessa linguagem.
• A melhor maneira de apresentar os filmes em classe.
• Em todos os gêneros, propostas que vão da geometria à dança.
• Resumos dos enredos com indicação do conteúdo a trabalhar.
Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/
Veja um exemplo da publicação especial da Revista Nova Escola:
Para um a aula de Ciências -
Patrulha das Células -



Osmose Jones retrata o funcionamento dos sistemas digestório, imunológico e nervoso.
Tamanho: 766Mb Gênero: Comédia Formato: Avi Qualidade: Dvdrip Audio: Português Legenda: S/L Ano de Lançamento: 2001 Sinopse: Frank Pepperidge (Bill Murray) é um construtor que repentinamente pega um resfriado. Este pequeno fato deflagra uma guerra dentro do seu corpo, que é conhecido por "Cidade de Frank", e faz com que a célula branca policial Osmosis Jones (Chris Rock) e a pílula Drixorial (David Hyde Pierce) juntem suas forças a fim de eliminar os vírus que estão dentro do corpo de Frank ...
Objetivo
compreender o funcionamento do corpo humano e como o organismo reage no combate ás doenças.
Atividade
Como introdução, relembre com os alunos os principais tipos de células que compõem nosso corpo, a questão da higiene pessoal e dos hábitos alimentares e os principais agentes causadores de doenças por meio de alimentos. Após o filme, discuta os temas, incentivando a descrição de exemplos vistos na obra. Para terminar, peça que a turma monte cartazes indicando os melhores alimentos para consumo e as boas práticas de higiene.
Leia mais na Edição Especial da Revista Nova Escola.
Mais sugestões visite os sites

Vídeo para Aulas de Matemática

http://midiasnaeducacao-joanirse.blogspot.com/2009/08/filmes-matematica.html
Veja  toda lista de vídeos clicando aqui

-Bibliografia e Referências
Cubo de Gelo – Matemática no Cinema
Departamento de Matemática de Harvard – Filmes de Matemática
Filmes de Cinema
Sugiro os links abaixo. Há vídeos para download com alguns indicativos de como usá-los na sala de aula
.
http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/debaser/genre.php?genreid=45http://filmes.seed.pr.go
21 filmes sobre educação e professores criativos
http://www.lendo.org/21-filmes-em-que-a-educacao-e-um-tema-criativo//
Banco de Videos – TV Escola
http://www6.ufrgs.br/espmat/disciplinas/midias_digitais_II/videos/videos.htm

Faça pesquisas, assista os filmes, faça um bom planejamnetos!!! 

Por: Júlia Virginia de Moura – Pedagoga




















Um comentário:

  1. Muito boa as dicas dos filmes,pois é uma exelente motivação para a aprendizagem do aluno,quem não gosta de um bom filme??? eu adoro filmes,meus alunos gostam tbm de fazer trabalhos que envolvam filmes,principalmente na disciplian de Historia.Suas dicas são ótimas.Parabéns.
    sou professora : Elzelioliveira@hotmail.com .bjus

    ResponderExcluir

Não seja apenas um visitante que busca artigos interessantes, atividades que podem ser usadas em sua sala de aula. Deixe seu comentário.Uma sugestão. E o mais importante contribua com suas ideias, práticas e experiências de sucesso.Enriqueça este espaço, sem a sua participação, não haverá sucesso. E volte sempre.Obrigada