domingo, 27 de maio de 2012

Como trabalhar aspectos textuais no caderno de Caligrafia -4º e 5º Anos- EF

Esta atividade foi apresentada na IV Coordenação Coletiva Especial da Escola Classe 02 do Arapoanga, em Planaltina, cidade satélite de Brasília-DF, pelo Coordenador  Profº Ronaldo, que demonstrou aos professores como ressignificar uma antiga prática pedagógica, com outros ganhos além do desenvolvimento da caligrafia, como trabalhar o texto em seus  aspectos textuais como: construção de palavras, frases e períodos, coesão e coerência, vocabulário, parágrafo, gênero assim como os aspectos gramaticais, ortografia, acentuação, pontuação, concordância, forma, legibilidade e estética.
O professor realizou com os professores uma atividade do “uso  do caderno de caligrafia” para alunos de 4º e 5º Anos. Lembrando que todos os aspectos textuais que podem ser trabalhados no caderno de caligrafia, devem seguir uma sequência, como vai ser demonstrado, e é muito importante que todos estes aspectos textuais sejam trabalhados, no máximo 2 (dois) de cada vez. Veja o passo a passo:
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1º  – Ditado – o professor escolhe um texto pequeno, significativo, contendo diálogos, para que sejam trabalhados: Título, parágrafo, letras maiúsculas, travessão, pontos de interrogação,  exclamação, final; vírgulas, reticências…
O ditado deverá ser transcrito pelos alunos no caderno de caligrafia. O professor deve antes
dos alunos desenvolverem  esta atividade, ter realizado uma similar coletiva, com uma folha pautada (caligrafia) em papel gráfico fixada na lousa, explicando de que forma o trabalho será feito, no caderno, individualmente. E durante a atividade já, então conhecida pelo aluno, o professor deverá levar uma folha pautada (caligrafia) com o texto sem a pontuação para ser pontuada após a atividade já ter sido realizada pelo aluno: intervenção/correção.
c1  neste modelo ou neste >  c2
Em seguida  o professor começa o ditado, sem que seja solicitado a pontuação.

2- Após o ditado, o professor vai fazer uma segunda leitura, pausada, com entonação que evidencia a pontuação, o diálogo, e solicita aos alunos  que  pontue o texto.

3- Após esta atividade, o professor vai pedir que o aluno coloque a pontuação adequada. Se o grau de dificuldades, ou em caso de estar  introduzindo um novo aspecto textual, como por exemplo: algum tipo de pontuação, concordância… qualquer aspecto textual pode ser trabalhado ou introduzido através do caderno de caligrafia ao mesmo tempo que o professor vai promover ao aluno a legibilidade e estética.
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Esta atividade está postada no blog da Escola Classe 02 do Arapoanga, onde trabalho, na Equipe de Apoio à Aprendizagem
clique no link > http://ec02doarapoanga.blogspot.com
Por: Júlia Virginia de Moura – Pedagoga

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