domingo, 15 de abril de 2012

Gincana Psicomotora- Sugestões de Atividades

A psicomotricidade: é uma representação mental da expressão motora. Em outras palavras, psicomotricidade é a relação entre o pensamento e a ação.
Quando o aluno tem as habilidades psicomotoras desenvolvidas ele tem facilidade para assimilar à escrita, leitura e cálculo mental, num processo de transposição. Por exemplo, se o aluno domina o esquema corporal, orientação espacial e lateralidade, ele não vai ter problemas na formação da palavra o posicionamento das letras, sílabas…
A “Gincana Psicomotora” traz sugestões de atividades
de psicomotricidade em todo o seu âmbito, começando pelo Esquema corporal e Orientação Espacial. Ela pode ser um projeto que envolva também outras turmas. Pode e deve ser realizada no espaço de sala de aula, pátio e quadra de esportes. Com movimentos do corpo, objetos assim como atividades escritas. Deve ser competitiva e estar sujeita à premiações: medalhas, trofeus e até mesmo passeios ao teatro, ao cinema, ao circo, ao zoológico e etc., como estimulação à participação dos alunos. Uma hora em um dia na semana, com atividades surpresas. Para turmas de 1º ao 5º ano – séries iniciais – adequando o grau de dificuldades. Um dos principais objetivos que vai permear todas as atividades são a Atenção e a Concentração, e os resultados serão observados no desempenho em sala de aula com os conteúdos curriculares.
Esquema Corporal e Orientação Espacial consistem na consciência do próprio corpo, de suas partes, movimentos corporais, das posturas e atitudes. A capacidade de orientar-se, movimentar-se e adaptar-se no tempo e no espaço, tendo o corpo como referência, capacita o indivíduo estabelecer relações de posição, direção e distância.


clip_image001Atividades
Esquema Corporal:
-Descoberta e consciência do corpo como um todo e partes interligadas e relacionadas.
Siga o mestre
-movimentação sob a forma de jogo- as ordens são mais ou menos complexas de acordo com o nível de conhecimento dos alunos e idade.
(As crianças em círculo, em pé)
O Mestre (no primeiro momento é o professor, depois um aluno) – pede movimento pedindo que o imitem.
1- “Estou com frio nos braços” - abraçar a si mesmo
2-“Ai que dor!” (mãos na cabeça)
3-“Que coceira” (na perna)
clip_image002
4- “Abaixar a cabeça”, “levantar um braço”, “inclinar para frente”, “arraste os pés”, “tossir”, “espirrar”, “piscar os olhos”, “bater palmas” “pular com um pé só”,“ pular com o outro”, “sorrir”, “dar gargalhadas” “fazer silêncio” (dedo indicador sobre os lábios"); a competição funciona assim: ganha pontos que fizer os movimentos (anotar na lousa) perde pontos que perder algum movimento) isso vai exigir Atenção e concentração.
Atividade escrita: desenhar o próprio corpo (se a criança já escreve – descrever a localização de cada parte: a cabeça fica em cima do pescoço, é redonda e tem cabelos)
Trabalho em grupos: desfile de trajes típicos de cada região brasileira – após pesquisar os grupos escolhem o representante e este vai desfilar: usar chapéus, vestidos, botas, meias, adornos no cabelo, calças etc..
(são várias atividades – use quantas puder e bastante variadas, para expressão corporal)
Orientação Espacial-
Uma das mais importantes atividades de orientação espacial é “Quente e Frio”, pois além de trabalhar os conceitos: em cima, embaixo, em frente, atrás, primeiro, último, perto, longe, grosso, fino, cheio, vazio, pouco, muito, trabalha também a lateralidade: à direita, à esquerda, (ao lado).
Quente e Frio:
O professor vai esconder vários objetos em várias posições, numa área maior que a sala de aula. E quando der o comando para que a turma procure vai dar a dica: se está em cima de alguma coisa, atrás, embaixo… e quando um aluno estiver se aproximando, o professor vai incentivar gritando “ “R” está quente”(isso foi explicado antes do jogo) e quando se afastar ou para os outros que estiverem distante”está frio”.
clip_image003
Atravessando o Rio
Desenvolvimento do esquema corporal, orientação espacial, atenção, concentração, cálculo mental, resolução de situações problemas.
Preparação
1-marque duas áreas com giz na quadra de esportes da escola, uma de frente prá outra. O espaço entre elas representa o rio cheio de tubarões.
2- divida a turma em grupos de três ou quatro alunos.
3 – Distribua uma folha de jornal para cada aluno.
clip_image004
Cada grupo ficará sobre uma das linhas desenhadas na quadra. Explique que os integrantes da equipe deverão “Atravessar o Rio” até a outra margem, juntos, mantendo os pés sempre sobre a folha de jornal (não é permitido pisar no chão). Este é o grande desafio: os alunos terão que de cria uma estratégia. Por exemplo, o último aluno do grupo ocupa a folha do colega que está à frente (junto com ele), pega a sua folha e coloca à sua frente. O objetivo é deixar que as crianças quebrem a cabeça (desenvolvimento do cálculo mental) para não pisarem no chão.
Memória, sequência, análise e síntese auditiva
Consistem nas capacidades de reter e reconhecer estímulos auditivos percebendo a ordem em que são produzidos assim como reconhecer as características dos sons dentro do todo e de reuní-los formando este todo. Capacidades importantes para escrita e leitura, na linguagem.
Atividades
1-Os alunos devem repetir sequências de palavras relacionadas ditas pela professora:
(a) caderno, lápis, borracha, régua.
(b) Algarismos: 7 – 9 – 6 – 1 (não necessariamente na mesma ordem)
(6) Mostrar uma gravura que termina uma frase:
clip_image005clip_image006clip_image007
“Eu sempre quis ter um bichinho e hoje mamãe trouxe da feira um….
7-Reproduzir (oralmente) histórias simples.
Sequência auditiva:
1) Seguir instruções:
Vá até ao armário abra a porta, pegue a caixa de giz, o apagador, a tinta guache vermelha e feche a porta.
(todos os alunos acompanham as instruções (atenção e concentração) e depois vão conferir com a professora se o aluno seguiu todas. (pontuar para competição)
2)Reproduzir informações: dizer os nomes da semana; que dia é hoje, e amanhã? e ontem?
3- repetir sequências de cores, de brinquedos, alimentos…
4)Repetir histórias em sequência: todos em círculo, sentados e professora começa e cada aluno acrescenta um nome:
Eu vi um gato…
Eu vi um gato, um cachorro
Eu vi um gato, um cachorro, um rato
Eu vi um gato, um cachorro, um rato, uma galinha
Eu vi um gato, um cachorro, um rato, uma galinha, um pato…
Análise e Síntese
A criança deve repetir a palavra dita lenta e espaçada, pelo professor, formando um todo:
a) guarda ………..chuva
guarda-chuva
sol…..dado
soldado
sol……dado
soldado
Desenvolvimento da atenção, concentração e cálculo mental
clip_image008
Desenvolvimento de habilidades – como concentração, memorização, abstração, análise e síntese –, fundamentais à construção do conhecimento matemático.clip_image009


Alunos que já desenvolveram o jogo do xadrez, realizam o xadrez humano:clip_image010
Os próprios alunos se caracterizam como as peças do xadrez, ”Nessas atividades envolvendo localização das casas no tabuleiro e movimento das peças; as jogadas são ensaiadas e valem como apresentação aos alunos da escola, finalizando a Gincana Psicomotora) que tem uma infinidade de jogos como dama, boliche, bambolê, corda, elástico, e outros…)
Esta apresentação de Xadrez Humano foi realizado pelos alunos do 5º ano da Escola Chave do Saber, em Cuiabá- Mato Grosso e divulgada na Revista “Guia Prático do Professor – Ensino Fundamental I – Editora Lua
Veja, clicando neste link abaixo, como cada habilidade psicomotora facilita a aprendizagem da linguagem escrita, leitura e cálculos matemáticos-Dificuldades de Aprendizagem/ Psicomotricidade

Por: Júlia Virginia de Moura- Pedagoga


Dicas Ortográficas
Continuam sendo acentuadas as palavras oxítonas terminadas em éis, éu, éus, ói, óis. Exemplos: papéis, herói, heróis, troféu, troféus, chapéu, chapéus, anéis, dói, céu, ilhéu.
Exemplos:
clip_image012clip_image014clip_image016
papéis chapéu troféu
Saiba mais no site:
http://www.soportugues.com.br/secoes/acordo_ortografico/acordo_ortografico2.php

9 comentários:

  1. Estou amando seu bolg, parabéns, estava faltando um como o seu. Me ajudou muitoooo

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Fernanda estou preparando e organizando umas atividades para sala de aula e para sala de recursos de estimulação do desenvolvimento cognitivo! Aguarde!
    Agradeço pela visita e pelos comentários!!

    ResponderExcluir
  4. amei essas dicas vou aplicalas na sala com minhas crianças

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pela visita e pelo comentário. Estas atividades apresentam excelentes resultados no processo da aprendizagem.
    Abraços
    Júlia

    ResponderExcluir
  6. Estou elaborando um material para o curso Técnico em Desenvolvimento Infantil- de 0 a 5 anos e 11 meses. Estou na busca de atividades motivacionais sobre orientação espacial, percebi que seu blog trabalha com o assunto e gostaria de fazer contato com vc, é possível?

    ResponderExcluir
  7. Lourdinha
    pode fazer contato comigo pelo email: moura.juliavirginia@gmail.com
    Abraços
    Júlia

    ResponderExcluir
  8. Júlia, também sou pedagoga, trabalho com alfabetização, estou afastada da sala de aula por causa de problema na fala. Seu trabalho me faz perceber o quanto amo o meu, dá uma vontade louca de voltar a dar aula.
    Parabéns!Ellen Christina

    ResponderExcluir

Não seja apenas um visitante que busca artigos interessantes, atividades que podem ser usadas em sua sala de aula. Deixe seu comentário.Uma sugestão. E o mais importante contribua com suas ideias, práticas e experiências de sucesso.Enriqueça este espaço, sem a sua participação, não haverá sucesso. E volte sempre.Obrigada