sábado, 21 de abril de 2012

Atividades para uma Avaliação Pedagógica Diagnóstica

di
Após o aluno ser encaminhado para a Equipe Multidisciplinar com queixa de Dificuldades Acentuadas de Aprendizagem ou “suspeita”de Déficit Cognitivo, e ter passado por todas as intervenções possíveis, pelo professor e pela própria Equipe. Entrevista com a mãe ou o familiar mais próximo para se obter a história de vida do aluno, é necessário avaliar todo o desenvolvimento do aluno: habilidades já adquiridas ou em desenvolvimento. Esta avaliação pode ser feita pelo pedagogo, complementada pelo psicólogo ou pelo psicopedagogo. Se necessário solicitar exames médicos que possam definir uma deficiência ou descartar.
Todas as atividades a serem realizadas devem ser, preferencialmente, através de material concreto, que possa ser manuseado pelo aluno, e algumas atividades escritas.
Veja algumas sugestões:
1- Esquema Corporal: atividades que
demonstrem as descobertas e consciência que o aluno tem do próprio corpo como um todo e como partes interligadas e relacionadas.
Sugestão de Atividade:
Brincar com bonecos - desmontando e montado partes do corpo :
(este boneco de pano tem as partes montadas com velcron: cabeça, olhos, boca; membros: braços e pernaS, assim como as roupas)
clip_image002ec10
Atividade Escrita  - avalia,também, a habilidade motora de recortar e colar  - montar o corpo humano e colorir – respeitando os limites.

2-Lateralidade:
Dominância lateral definida – reconhece direita e esquerda em si mesmo e nos outros:
Sugestão: informalmente, pedir que o aluno coloque um objeto á esquerda ou á direita de outro. E perguntar qual das mãos você escreve? Direita ou esquerda? Mesmo se o aluno não responder corretamente observar se tem a lateralidade definida.
3-Estruturação Espacial/Orientação Temporal – 4- Expressão oral e/ou escrita
Paineis sugestivos de tempo: Manhã, Tarde E Noite, Dias da Semana(solicitar que o aluno identifique o tempo, de forma escrita ou oralmente, contextualizando atividades que são do seu cotidiano, naquele período de tempo solicitado; manhã, tarde e noite (você vai para a escola: de manha ou de tarde?, e quando você dorme? de manha ou de tarde?); nomear os dias da semana – identificando suas atividades de cada dia, como exemplo, tem aula no sábado, o que você faz aos domingos?) Essa atividade vai evidenciar a noção que o aluno tem de si mesmo no tempo e no espaço.
· Manhã , tarde e noite.
· Dias da semana.
·Que dia é hoje ( semana, mês) , 23, 2ª feira;– e ontem? 22, domingo; e a manhã? 24, terça-feira
· Meses do Ano.
· Endereço em que mora.
· Data do aniversário.
clip_image004 Dias da Semana
clip_image006 clip_image008
clip_image010clip_image012
Abra a “Caixinha azul e encontre a cidade em que você mora, no Distrito Federal.(Esta atividade foi usada numa escola pública do Distrito Federal)
Organização de história (organização temporal)
em sequência: cinco estímulos (organização temporal)
clip_image014 
Organização temporal – sequência com três estímuloclip_image016
5-Teste da Psicogênese da Escrita
Através de uma motivação siginficativa, para o aluno, escolher quatro palavras do mesmo campo semântico e uma frase.
DSC01449
Nesta atividade o aluno manuseia miniaturas de animais e escolhe os animais cujos nomes ( as 4 palavras – ele escreverá)_ Importante: não use palavras que já formam trabalhadas na escola.

Coordenação Motora ampla/ ritmo e equilíbrio e Raciocínio lógico Matemático
· Correr, bater palmas , pular corda, segurar o lápis, cortar, separar grãos, andar numa reta ( de costas, de frente, olhos fechados)
· Andar numa reta equilibrando um livro na cabeça
clip_image018at4
Percepção e Discriminação auditiva: Atividades escritas- sons inciais e sons fianais dos nomes de objetos;
     Discriminação Auditiva     mar12
 
DSC01620
Identificar  o som de instrumentos sonoros, objetos, animais, letras (fonemas iniciais e finais das palavras)
Análise e Sintese visual:
Palavras Cruzadas  (com letras móveis, ou em atividade escrita)
at1
além de todas as habilidades mencionadas na imagem, avalia-se também a habilidade de juntar letras para formar sílabas ou palavras.
Quebra-Cabeça
at3
6-Raciocínio Lógico Matemático:
Quebra-Cabeça, Palavra-Cruzada, Seriação e Conservação, figuras geométircas, sistema monetártio
at5
DSC01619
DSC01625
Jogo de Damas – Xadrez – Banco Imobiliário: Avalia a habilidade de resolver situações-problemas.
Usar miniaturas de moedas e notas e, informalemte, perguntar  se as reconhece. Se ele ( o aluno tiver uma nota de cinco reais, o que dá prá ele compra no supermercado? vai haver troco?)
din2       din3din-din
Pode-se usar também encartes de supermercado e avaliar as noções de valores e situção- problema usando dinheito.
São situações bem elementares só para avaliar as capacidades mentais de raciocínio, pois o aluno que está sendo avaliado tem dificuldades de aprendizagem e está sob suspeita de Deficiência Intelectual.
DSC01640 
Para avaliar a psiomotricidade e as noções de cheio/vazio, muito/pouco; perto/longe; maior/menor; alto/baix; fino/grosso… use os objetos da sala, os materiais escolares e faça comparações, peça que mude objetos de lugar.
Estas atividades avaliativas de habilidades adquiridas ou em desenvolvimento, podem ser usadas  nas intervenções aos alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem.
Por: Júlia Virginia de Moura
 
 
 
 














































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não seja apenas um visitante que busca artigos interessantes, atividades que podem ser usadas em sua sala de aula. Deixe seu comentário.Uma sugestão. E o mais importante contribua com suas ideias, práticas e experiências de sucesso.Enriqueça este espaço, sem a sua participação, não haverá sucesso. E volte sempre.Obrigada