domingo, 8 de abril de 2012

Atividades para alunos disléxicos – livro básico de apoio-alfabetização


dAs atividades mostradas no vídeo, na postagem anterior, são sugestões para turmas de alfabetização com alunos com dislexia.
Todo aluno disléxico necessita de material de apoio como suporte, exemplo: dicionários, calculadoras, gravador, livros falados ( livros adaptados para alunos com deficiência visual), calculadoras, tabuada, acesso aos rascunhos, quando for fazer uso da escrita e da leitura, seja nas atividades ou nas avaliações.
A sugestão para o aluno disléxico em turmas de alfabetização, é a construção de um livro básico personalizado. Neste livro, após cada conteúdo trabalhado com a turma, a professora vai construir com o aluno páginas, maior quantidade de páginas, de atividades, sobre  conteúdo,  o tema, focando sempre na relação imagem e som – gravuras e letras (fonemas). Mesmo que a atividade seja de matemática ou de outra disciplina. Cada página trabalhada vai obedecer uma sequência numérica e no final do semestre deverá ser encadernado e servirá como suporte para escrita, leitura e interpretacão, que o aluno disléxico vai ser estimulado a consultar sempre que surgir uma dificuldade de um conteúdo já trabalhado.
Psicomotricidade – é a representação mental da expressão motora.
 Isso significa a relação entre o pensamento e a ação. Essa é uma das principais dificuldades da pessoa com dislexia. As pessoas, em qualquer idade, com falhas nessa área terá  uma série de dificuldades nos processos  cognitivos, lembrando que o seu desenvolvimento pode acontecer em qualquer idade.
Esquema corporal, lateralidade, estrutura espacial… são imprescindíveis par o processo de alfabetização. Veja sobre isso neste artigo: "Atividades para desenvolvimento da Psicomotricidade".
Dessa forma há várias atividades de desenvolvimento psicomotor  através da escrita e leitura. Na próxima postagem, há sugestões que acompanham as atividades escritas:  jogos e ludicidade.
Estas atividades são sugestões para se criar outras, que podem ser diversificadas de acordo com o conteúdo trabalhado e com a criatividade, não só do professor mas como a do aluno. Nada deve ser ofertado pronto ao aluno. Abra discussões e aceite ideias que vem do aluno pois estas são mais significativas, e terão significado para o aluno, o que faz acontecer “o aprender”.


USE TAMBÉM COMPUTADOR(EDITOR DE TEXTOS), IMPRESSOS, LETRAS CURSIVAS, SIMULTANEAMENTE COM CAIXA ALTA.
DSC01559
Produção de texto- reconto- com registro da professora
DSC01560
Atividades de contextualização do tema - animais que botam ovos.  "O coelho não bota ovo"
 
DSC01563
Atividade do aluno - identificando letra/fonema - palavra trabalhada
DSC01565
Caça- palavras com intervenção da professora - som nasal e oral da letra O
 
DSC01568
Contextualização: frases( registro da professora - letras caixa alta maiúsculas e minúsculas
DSC01569
Atividade construída pela aluna - identificar a letra O- nasa e oral - em outras palavras
 
DSC01571
Interdisciplinando: matemática quantificação/números e introdução a adição sem algoritmo
DSC01572
Números e quantidades  - adição
 
DSC01573
situação-problema - sequência numérica
DSC01574
Psicomotricidade: sons iniciais- percepção auditiva
 
DSC01575
Psicomotricidade: relações e afinidades - relações causais
DSC01577
Relações e afinidades - Ralações causais - produção de textos
  
DSC01578
Esquema corporal - identificação e representação de posições
 
DSC01580
Psicomotricidade = relações e afinidades - 
DSC01581
Relações e afinidades - compreensão de oposições semânticas - coordenação motora: colorir respeitando limites
  
Veja na próxima postagem  sugestões de atividades de psicomotricidade através de jogos e brincadeiras com objetivos definidos que o professor vai perceber os resultados nos processos de ensino/aprendizagem do disléxico .
Por: Júlia Virginia de Moura
Referências:
ABD – Associação Brasileira de Dislexia.dislexia.org.br/
Dificuldade de Aprendizagem – Dislexia em Questão
http://www.artigonal.com/educacao-artigos/dificuldade-de-aprendizagem-a-dislexia-em-questao-3287876.html
Artigos Recomendados
Ensinar do Jeito que ele aprende
http://impactodapedagogiamoderna.blogspot.com.br/2011/03/ensinar-do-jeito-que-ele-aprende.html
Fundamentação Científica – Psicomotricidade e Aprendizagem
http://impactodapedagogiamoderna.blogspot.com.br/2010/10/fundamentacao-cientifica.html
Sugestão para trabalhar a Autoestima
http://impactodapedagogiamoderna.blogspot.com.br/2011/07/sugestao-para-trabalhar-autoestimaa.html

7 comentários:

  1. Parabens ótimo seu blog.... bjs Glaucia SP

    ResponderExcluir
  2. amei seu blog pois tenho uma filha q tem dislexia descobri a pouco tempo e estou muito preocupada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Milena, você não tem porque se preocupar com sua filha. Tenho várias postagens que orienta o professor em como ensinar e como avaliar. O disléxico tem vários favorecimentos, que apesar não constar nas orientações do MEC,a ABD - Associação Brasileira de Dislexia ( você deve se filiar à ela, pelo site) vai te resguardar nos direitos dela. O que muito pode ajudá-la é uma psicopedagoga. Se não houver na escola, você encontra em Clínicas. Obrigada pela visita e pelo comentário. Qualquer dúvida entre em contato por email.
      Abraços
      Júlia

      Excluir
    2. muito obrigada por mim responder,quanto ao psicopedagogo já estou com um há alguns meses agora a minha unica preoculpação é a escola pq ñ está dando o suporte q ela precisa ñ sei se por falta de conhecimento e de preparação, ou por pouca vontade, agora mesmo a psico pediu q ano q vem coloque ela em uma escola montissoriana, isso mim preoculpou bastante por q pelo q sei lá as crianças são muito a*vontade*

      Excluir
  3. Emilene,
    não fique preocupada com a indicação da psicopedagoga, tenho excelentes referências sobre as escolas montessorianas. O método Motessori é baseado em muito material concreto, um material muito rico. Isso vai ajudar muito sua filha associar a imagem com letras e números e é disso que ela precisa. Confie tudo vai dar certo.
    abraços
    Júlia

    ResponderExcluir
  4. Julia, é um prazer encontrar, nessa rede com informações tão truncadas, às vezes, um blog com informações tão precisas e preciosas. Grata pelo trabalho que executou e teve a generosidade de compartilhar. Sabemos que compatilhar conhecimento nunca reduz o que sabemos e, ao contrário, acrescenta muito: na troca, na relação, no afeto. Que sua mente e coração sejam sempre iluminados.
    Fátima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Fátima, pela visita e pelo comentário! Fiquei emocionada!
      Abraços
      Júlia

      Excluir

Não seja apenas um visitante que busca artigos interessantes, atividades que podem ser usadas em sua sala de aula. Deixe seu comentário.Uma sugestão. E o mais importante contribua com suas ideias, práticas e experiências de sucesso.Enriqueça este espaço, sem a sua participação, não haverá sucesso. E volte sempre.Obrigada