quarta-feira, 4 de abril de 2012

Atividades com Vídeo em Sala de Aula–uso pedagógico

O uso do vídeo nas salas de aula são usados com mais frequencia como lazer, mas se for usado como ferramenta pedagógica com objetivo definido dentro do planejamento curricular torna-se uma ferramenta motivadora, rica e significativa para os alunos e os conteúdos que o professor pode explorar terão  um alcance maior. E o professor, dessa forma, faz do vídeo o uso duplamente proveitoso: unindo o lazer com a motivação aos conteúdos. Abaixo estão sugestões de uso do vídeo em sala de aula,  dos quais o professor pode se inspirar para encontrar nestes ou em outros o que  pode fazer parte de suas ações pedagógicas.


1- Vídeo motivação – se o professor trabalhar um projeto de pesquisa ( ciências, geografia, biologia, história...) use um vídeo sobre o tema – isso vai despertar ideias e estimular a criatividade e haverá uma diversidade de aspectos pesquisados- que o próprio vídeo provocará. Um vídeo traz para a sala de aula, realidades distantes dos alunos: um período histórico, uma região de clima desconhecido, a evolução das espécies... tudo o que concretamente torna-se abstrato, e inimaginável torna-se mais real através de um vídeo ( mesmo que o tema seja aventura ou drama).




Com imagens do filme Amistad, realizado por Steven Spielberg.
Escute Tragédia no mar (ou O navio negreiro) de Castro Alves, na voz de Paulo Autran. 
O poeta Castro Alves escreveu O navio negreiro aos 22 anos, em 1869. A lei Eusébio de Queirós, que proibia o tráfico de escravos, fora promulgada quase vinte anos antes. Cada parte do poema tem métrica própria, de maneira que o ritmo de cada estrofe retrata a situação apresentada nela.
Motivação para uma aula de história - Brasíl Colônia - ( aproveitar o tema e interdisciplinar)


2-Veja este vídeo para ser usado, em matemática, Donald no País da Matemática: muita criatividade!!


Donald no País da Matemágica ("Donald in Mathmagic Land") é um curta de 27 minutos que estrela o Pato Donald, foi lançados nos EUA em 26 de junho de 1959, foi dirigido por Hamilton Luske. O filme foi disponibilizado para as várias escolas, e se tornou um dos mais populares filmes educativos já feitos pela Disney. Em 1959, foi indicado ao Óscar como Melhor Curta-documentário.
Walt Disney uma vez, fez uma explicação sobre o filme: O desenho é um bom meio para estimular o interesse. Nos recentemente temos explicado a matemática em um filme animado e, dessa forma estimulado o interesse do público neste assunto muito importante.





 
3-Sugestão: Turma da Mônica - "Um dia no zoológico"  - animais, espécies; geografia: regiões,  conto  reconto - produção de texto - séries iniciais ( com a possibilidade de gravar o reconto - feito pelas crianças - e ser revisto em vídeo) - é uma animação muito divertida!




4- Este vídeo, foi produzido pela professora e alunos da 4ª Série (vespertino) de uma escola pública de Planaltina-DF - Escola Classe 02 do Araponaga - A professora Ivanilde, está iniciando o uso de tecnologias em sua sala de aula. Este é um dos primeiros vídeos que produziu : o registro das atividades desenvolvidas fora e em sala de aula. Leitura, artes, jogos para desenvolvimento do pensamento lógico... Os aluno ( os atores) ficaram fascinados em serem vistos na TV!!!




2- Outra sugestão que será um sucesso em sala de aula é produzir os próprios vídeos: durante a execução de um experimento no laboratório de ciências, uma aula de artes, eventos da escola ou da turma, gravar uma pesquisa de campo, entrevista, depoimentos... Qualquer tema registrado e depois usado na sala de aula, para análise, avaliação do trabalho, descobrir erros e acertos... abre um leque de possibilidades que a criatividade do professor vai desenvolver. E os alunos vão adorar, pois ser o ator e ver a sua atuação vairefletir  na automotivação e a autoestima que é tão importante na aprendizagem.


3- Os alunos podem ser incentivados a produzir dentro de uma determinada matéria, ou dentro de um trabalho interdisciplinar. E também produzir programas informativos, feitos por eles mesmos e colocá-los em lugares visíveis dentro da escola e em horários em que muitas crianças possam assisti-los


O QUE NÃO PODE FALTAR QUANDO USAR VÍDEO
Sempre passar informações básicas:
Tema – autor, duração do vídeo, e não antecipar o os alunos irão assistir e nem expor sua opinião (isso implica que o professor tenha assistido antes de passar aos seus alunos);
E no final abrir o tema para discussão, deixando que os alunos se expressem primeiro, não impor suas ideias, ou o objetivo, mas conduzir a discussão com seus argumentos e ideias sem se esquecer à visão moral: a realidade e o que seria o ideal (modelo)
Na próxima postagem : dicas importantes para usar o Vídeo em sala de aula.
Vejam onde encontrar excelentes vídeos para uso pedagógico:
Vídeoteca  - da TV Escola-
inf      infantil-ciências- história- animação- arte- naturezaescola- costumes-   animais -meio ambiente
http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=5274
Filmes raros para sala de aula
http://7arte-educadores.blogspot.com/2008/08/sugestes-de-filmes-para-sala-de-aula.html

3 comentários:

  1. Muito obrigada por suas ideias.

    ResponderExcluir
  2. Ótima iniciativa e parabéns pelo blog e por levantar uma questão pedagógica essencial como esta. Como vivemos na era digital, é fundamental que consigamos agregar tecnologia à educação, ou vice-versa. Sabemos que hoje existem vários vídeos disponibilizado em muitos websites e plataformas. Esses vídeos podem ser utilizados para agregar conhecimento e tirar dúvidas de alunos sejam crianças, jovens ou adultos. Não tenho dúvidas que em uma era tecnologia, as aulas sejam também elaboradas com vídeos, pois é um método moderno e uma maneira bastante eficiente de ensinar os alunos, além de tornar a aula mais interessante, entretendo os alunos com o uso de vídeos.
    Parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir

Não seja apenas um visitante que busca artigos interessantes, atividades que podem ser usadas em sua sala de aula. Deixe seu comentário.Uma sugestão. E o mais importante contribua com suas ideias, práticas e experiências de sucesso.Enriqueça este espaço, sem a sua participação, não haverá sucesso. E volte sempre.Obrigada